quarta-feira, 28 de setembro de 2011

IRT, PRÊMIO/DOAÇÃO, COPA SIGMA e MINHAS METAS 2011

Uma semana após o término da COPA SIGMA e quase 5 meses depois do meu último post no BLOG FIUZA XADREZ venho ( mesmo que digitando só com a mão esquerda- vide foto) divulgar o grande proveito que tirei de participar IV IRT e COPA SIGMA, torneios  estes  muito bem organizados pela FBX.

Estabeleci como metas em 2011 adquirir rating FIDE e passar a marca de 2100 pontos de rating local.
Tive um desempenho satisfatório no IRT. O meu rating deve ser publicado pela FIDE entre os meses de outubro e novembro. META ATINGIDA!
Fiz boas partidas na COPA SIGMA terminando com 4,5 e em décimo sétimo lugar. Ganhei  4, perdi para Yago e Edmundo e empatei com Roberto Lima em uma partida onde fui bem superior em todas as fases do jogo e capivarei no final afogando o rei do astuto adversário, mesmo eu estando (PASMEN) com 2 peças e um peão a mais no tabuleiro (Ô dó... rs).
 Este ano provavelmente não chegarei ao rating local 2100, mas estou satisfeito por ter feito partidas muito equilibradas com os fortíssimos jogadores citados no parágrafo acima, indicando que com mais tranqüilidade, estudo e dedicação posso jogar xadrez com nível bem competitivo. Vejam o post Destaques da COPA SIGMA
Tive a grata surpresa de ser o premiado do IRT. No entanto, por questão de princípio não participo de rifas, jogatina ou qualquer tipo de jogo que vise o lucro. Sendo assim, nada seria mais justo que eu cobrir os meus custos com o torneio e dividir o prêmio com a FBX através de uma doação. Desejo a todos uma excelente Final do Campeonato Baiano Absoluto!
Estou num momento legal da minha vida, porém muito ocupado. O meu tempo está escasso e pretendo reativar o FIUZA XADREZ somente em 2012. Este blog chegou a 1000 visitas com pouco tempo de existência e estava mantendo uma boa média de visitações diárias. Vou em busca de parcerias para estrear novamente o FIUZA XADREZ de forma contínua e bem aprimorada.
Marcone Fiuza

DESTAQUES DA COPA SIGMA

CAMPEÃO MI DRAGAN STAMENKOVIC!


Edmundo Azevedo empatou com o GM Vescovi e Adriano Barata ganhou do MF Jatobá; estes resultados acirraram a parte de cima do torneio até a última rodada.



Eude Paris 1 x 0 Isao Noguti. A nova geração do xadrez baiano vem chegando com força!

Catherine Vescovi, a inocente garota da foto se transforma numa enxadrista bem competitiva nos tabuleiros e fez jogos de chamar atenção contra o Monstro Egas, Hemar Barata e Adam Lopes.

Meu grande amigo Adam Lopes foi o único a ganhar de um dos jogadores titulados que visitaram a COPA SIGMA. Parabéns Adam pela vitória frente ao MI Luismar Brito!

sábado, 7 de maio de 2011

Nova Modalidade de Xadrez

Já ouviram falar em XADREZ-BOXE?

Parece brincadeira, né?!

Mas esse esporte existe, é praticado principalmente na Inglaterra e já foi organizado até um Campeonato Mundial desta modalidade confiram reportagem retirada do globo.com: 


Esporte que mistura xadrez e boxe ganha adeptos na capital inglesa

Xadrez-boxe vem conquistando vários praticantes em Londres. Disputa alterna rounds das duas modalidades. Vence quem der xeque-mate ou nocautear

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
O que boxe e xadrez têm em comum? Para muitos, quase nada. Mas uma nova modalidade esportiva em ascendência na Europa está surpreendendo muita gente. Trata-se do xadrez-boxe, duelo que mistura força e raciocínio.
Os mais desconfiados acham que se trata de uma brincadeira. Mas o negócio é sério. As lutas são disputadas em rounds alternados de xadrez e de boxe. Ganha quem der o xeque-mate, jogada final do tabuleiro, ou nocautear o rival no pugilismo. Já existe até mesmo um Campeonato Mundial organizado anualmente. Para descobrir mais sobre a modalidade, a equipe do Esporte Espetacular esteve em Londres, capital inglesa e um dos principais redutos deste esporte no mundo, para visitar uma academia especializada.
Adepto do xadrez-boxe, Reinaldo Cabrera explica que os dois esportes não são tão distintos como a maioria acredita.
- Eles têm muito em comum, porque o conceito da disputa é o mesmo. Boxe é basicamente proteção e ataque, xadrez é a mesma coisa: proteção e ataque. A diferença é que as batalhas são travadas em locais distintos.
Ele e outros praticantes de xadrez-boxe também falaram sobre a dinâmica da disputa, estratégias e detalhes que tornam a modalidade tão especial.

Vídeo: http://globoesporte.globo.com/xadrez-e-boxe

Marcone Fiuza 

sábado, 23 de abril de 2011

ABERTO DO BRASIL SALVADOR 2011 - Final

Prezados Leitores,

Já está ficando redundante falar em boa organização de torneios combinada a atual gestão da FBX. O Aberto do Brasil foi realizado com primor. Apesar do número mais enxuto de participantes se comparado aos últimos anos, o evento continua com muita qualidade. Aproximadamente metade dos jogadores têm rating FIDE e se fizeram presentes representantes de 7 estados ( BA, RS, PE, CE, DF, RJ e MG) e diversos munícipios baianos.

Os favoritos que citei no post anterior realmente ocuparam os primeiros lugares.

Os resultados já constam no site da FBX.

MEU DESEMPENHO

Tive uma performance muito abaixo do que esperava. Comecei bem o torneio empatando com nº 3 Milton Okamura rating 2157. Okamura é um enxadrista experiente do RJ que segundo comentários poderia até ter homologado o seu título de mestre FIDE por ter atingido rating maior que 2300.

Na 2ª rodada enfrentei um bom jogador de MG Júlio Eimard com rating FIDE por volta dos 1900 foi uma partida interessante onde pressionei bastante a ala do rei do adversário porém ele conseguiu um forte contra-ataque e venceu.

Até aí estava bem, eu estava indo para terceira rodada, já formando um bloco de 3 partidas e enfretando um jogador de força mediana.

Destruí o meu torneio e praticamente todas as chances de alcançar o meu principal objetivo ( obter rating FIDE fazendo um bloco de 5 partidas) nesta partida contra um enxadrista de Pernambuco Gilsivan Barbalho. Joguei uma variante O'Kelly da Defesa Siciliana, meu adversário rocou grande e acabou sofrendo com muitos ataques, fiquei com uma estrura de peões bem superior e levaria o jogo para o final com um peão mais, ou seja, estava "ganho", quando... quando cometi uma CAPIVARADA GROTESCA, foi uma capivara bem gorda mesmo, mais pesada que as barrigas do Grande Wilter, do Jatobá e do Carlos Capivara juntas.

Perdi de forma bizarra, fiz um mergulho sem volta para as últimas mesas e ainda completei um bloco sofrível de 3 partidas com média de rating muito baixo. Caso tivesse ganho a partida desta "bendita" 3ª rodada faria um bloco perto dos 2000 o que acredito aproximar do meu nível enxadrístico hoje e teria grande possiblidade de enfrentar outros jogadores rankeados nas 4 rodadas restantes do torneio.

Fora essa capivarada, joguei partidas de forma razoável com 2 derrotas, 2 empates e 2 vitórias tendo a oportunidade de ser emparceirado com o amigo Alan Carlo Reis; jogador que depois que o apresentei aos torneios da FBX vem se desenvolvendo muito e empatou comigo numa Partida Italiana. 

Tirando a minha fraca performance o torneio foi muito legal, permeou um clima de muita amizade, tive boas conversas, conheci alguns enxadristas e me impressionei com a genialidade do garoto Ruan Kelvin até porque estive por várias vezes em mesas próximas a dele... hehehe

DESEMPENHO DO CAMPEÃO

O MF Paulo Jatobá conquistou o título invicto com vitórias sobre Kleber Ferreira, Gileno Amaral, Luciano Zallio, Sergio Farias e Mário Fiaes e empates contra o MI Dragan Stamenkovic e Jorge Ferreira.



PARABÉNS JATOBÁ!!!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ABERTO DO BRASIL SALVADOR 2011

Tem início hoje (21/04/2011) o IV Torneio Aberto do Brasil. Quem não se inscreveu até agora, ainda pode paticipar pois as inscrições se encerram as 17:00. A abertura formal do evento será as 18:00 e será realizado um congresso técnico as 18:30.

Acredito muito no potencial da atual gestão da FBX de realizar, a exemplo dos últimos torneios, um organizado evento que dará oportunidade para os principais enxadristas da Bahia disputarem a Semifinal do Campeonato Brasileiro.

Gostaria de destacar as participações dos enxadristas: 

Ruan Kelvin apenas 4 anos e um brilhante futuro como enxadrista. 

Jorge Ferreira e Carlos Paterson fortíssimos enxadristas que estão afastados dos campeonatos organizados pela FBX mas que têm respeitada história no xadrez baiano.

Cinco jogadores estão ativos e têm repetido bons resultados no xadrez pensado, por isso os destaco como principais candidatos ao título:

MI Dragan Stamenkovic














MF Paulo Jatobá
Carlos 'Capivara' (ex-campeão pernambucano)










Sérgio Farias e Cesídio Monteiro ( ex-campeões baianos)

Irei jogar com o principal objetivo de conquistar o meu rating FIDE, para tanto será necessário ter um bom desempenho e torcer para ser emparceirado com 5 jogadores com rating FIDE. 
Vejam post:  Metas 2011.

Senti falta dos jogadores de Vitória da Conquista que costumam vir para os grandes eventos realizados em Salvador.

Desejo um excelente Aberto do Brasil a todos os jogadores, colaboradores e organizadores!

Marcone Fiuza

terça-feira, 19 de abril de 2011

NOTÍCIA CURTA - XI Guararapes

O MF Paulo Jatobá venceu com 7/7 o XI Torneio de Xadrez Guararapes. Não participei do evento mas soube que a partida mais equilibrada de Jatobá foi contra Mário Fiaes onde ele venceu no tempo com uma diferença de apenas 1 segundo.

Parabéns ao Campeão Jatobá!

Tiveram um ótimo desempenho os enxadristas:
 
  2   Mario Henrique Andrade Fiaes                
  3   Jaime de Castilho Firmino Pinto        
  4   Paulo Fernando Chaves Dantas          
  5   Edmundo Roberto Ramos Azevedo    

Marcone Fiuza

sexta-feira, 15 de abril de 2011

1000 VISITAS

Prezados amigos enxadristas,

Com muito prazer anuncio que hoje o BLOG FIUZA XADREZ estará atingindo a marca de 1000 visitas.

O post de abertura foi feito no dia 21/02/2011. Releiam o pequeno artigo de inauguração: http://fiuzaxadrez.blogspot.com/2011/02/abertura.html

Em menos de 2 meses foram publicados 17 posts.
Os 3 mais visitados foram:

- O Resumo da II Etapa do Circuito 21
http://fiuzaxadrez.blogspot.com/2011/03/resumo-ii-etapa-circuito-21.html

- O texto sobre o GM André Diamant
http://fiuzaxadrez.blogspot.com/2011/04/noticia-gm-andre-diamant-nos-eua.html que teve um comentário do próprio e repercutiu até no Reino de Caíssa, blog enxadrístico que está chegando a 100 mil visitas (http://reinodecaissa.blogspot.com/2011/04/esse-e-o-cara.html)

- A notícia sobre o baiano Diogo Duarte Guimarães que se sagrou campeão do RJ
http://fiuzaxadrez.blogspot.com/2011/02/noticia-diogo-duarte-campeao.html

 
Essa é a única foto que tenho jogando xadrez.
  Final do Baiano Absoluto de 2008

Gostaria que a comunidade enxadrísta da Bahia participasse mais, principalmente através de comentários correspondendo com os objetivos do Blog Fiuza Xadrez que são:

1. Criar um novo meio de comunicação entre os enxadristas,
2. Aproximar social e intelectualmente os enxadristas da Bahia,
3. Divulgar campeonatos ou demais eventos promovidos pela Federação Bahiana de Xadrez,
4. Expor a minha opinião sobre o xadrez.

Estarei em busca de ferramentas para aprimorar o blog e torná-lo mais interativo.
Agradeço a todos que visitaram, comentaram ou colaboraram para este êxito.

Marcone Fiuza

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SP MASTER SERIES - Resultado




O Grande Mestre Alexandr Fier foi o grande vencedor da 1ª Etapa Master do São Paulo Master Series. A prova foi realizada no Club Athletico Paulistano e transmitida ao vivo. O São Paulo Master Series é uma iniciativa da Associação para o Desenvolvimento do Xadrez (ADX). Para ficar com o título, Fier venceu seus três matches pelo placar de 2 a 0, contra Vescovi, Krikor e, na final, Matsuura.

 
O fera do xadrez relâmpago
Fier venceu as 6 partidas que disputou com ritmo 3 min + 2 seg

Acompanhem o blog,

Marcone Fiuza

terça-feira, 12 de abril de 2011

Notícia - SP Master Series




Começa hoje (19 de Abril) as 20:00 horas o SP Master Series; este circuito de xadrez relâmpago será realizado ao longo do ano dividido em duas etapas:
- As etapas 'Master' serão disputada entre 12 jogadores - sendo 2 desses, classificados da etapa 'Qualifier'
 - E as etapas 'Qualifier' - que serão realizadas no CXSP e abertas ao público, sendo a primeira dia 26 de Abril - qualquer jogador poderá participar e terá sua chance de jogar contra os melhores do Brasil, nas etapas 'Master'. 

A etapa de abertura do circuito contará com 8 jogadores titulados. A relação de jogadores tem média de rating acima dos 2500. Confiram:
 
1.    GM Giovanni Vescovi (2634)
2.    GM Gilberto Milos (2597)
3.    GM Alexandr Fier (2586)
4.    GM Krikor Mekhitarian (2529)
5.    GM Felipe El Debs (2496)
6.    GM Everaldo Matsuura (2488)
7.    MI Jefferson Pelikian (2360)
8.    MF Luiz Abdalla (2322)
     
    Ritmo de jogo: 3 minutos + 2 segundos de acréscimo por lance
Formato: Eliminatório (vulgo mata-mata) – 2 partidas por match
Cronograma:
  • Quartas-de-final: 20h00
  • Semifinais: 20h30
  • Final: 21h00

    É uma grande novidade que sem dúvida promoverá o xadrez, pois as partidas "masters"  serão transmitidas no site oficial  http://www.spmasterseries.com.br. Pois é amigos enxadristas será possível observar xadrez de altíssimo nível em 4 tabuleiros ao vivo.

Transmissão em vídeo nos seguintes links:

Saudações enxadrísticas,
Marcone Fiuza

segunda-feira, 11 de abril de 2011

XI TORNEIO DE XADREZ GUARARAPES

Será realizada nos 16 e 17 de Abril a 11º edição do tradicional torneio GUARARAPES. As inscrições serão feitas de forma presencial e antecipada, comparecendo à Escola de Formação Complementar do Exército e Colégio Militar de Salvador, munido de documento oficial de identidade com foto e o valor da inscrição (Adultos R$ 40,00 – Vet/Fem R$ 30,00 - Sub 18 R$ 20,00). Lembro aos leitores que é proibida a entrada trajando BERMUDA ou CHINELO DE DEDO e que o  posto de inscrição montado na portaria funcionará das 08:00 da manhã às 16:00 hs da tarde do dia 14 de Abril.
Pesquisando na net encontrei uma foto histórica do Guarapes supostamente de 2005, vejam:

Clique e amplie a foto

Identifiquei na foto o meu ex-professor de Matemática e Mestre Fide de xadrez Daniel Góes e os fortes jogadores baianos Júlio Ramos e Roberto Lima.

Vocês conseguem reconhecer mais alguém?

PARTICIPEM DO XI GUARARAPES!

Não poderei prestigiar este evento. Solicito a ajuda de algum amigo enxadrista para fazer um texto sobre o torneio a ser publicado aqui no BLOG FIUZA XADREZ.

Marcone Fiuza

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ABERTO DO BRASIL EM SALVADOR 2011 - Inscrição

Amigos enxadristas baianos,

VACILAMOS! 

Hoje é 7 de Abril, acabamos deixando para nos inscrever no ÚLTIMA DIA COM DESCONTO DE 50%. 

 A atual gestão FBX vem investindo em torneios pensados e já conseguiu alcançar um certo destaque nacional com um significativo crescimento de jogadores com rating FIDE no estado. Houve muito empenho na realização do IV ABERTO DO BRASIL EM SALVADOR e a diretoria está contando com a participação de mais de 100 baianos. Até agora o torneio só conta com 25 inscritos e poucos baianos.



Eu também tinha esquecido, mas não perderei essa oportunidade.Vou prestigiar o evento. Estarei realizando a minha inscrição agora pela manhã e acredito que até o fim do dia pelo menos 50 baianos terão se inscrito.

Nas edições anteriores estiveram presentes muitos jogadores titulados e até Grandes Mestres; nesta edição até o momento só consta na relação jogadores sem título, o que aumenta a possibilidade de algum de nós ("meros mortais" hehehe...) ganharmos premiação. Serão distribuídos R$ 5200,00 em prêmios.


III ABERTO DO BRASIL EM SALVADOR - 2010

1º GM Fier, 2º Leone Moreno e 3º MI Dragan

 

INSCREVAM-SE HOJE!

Saudações enxadrísticas
Marcone Fiuza

terça-feira, 5 de abril de 2011

NOTÍCIA - GM André Diamant nos EUA

O GM André Diamant está residindo atualmente nos Estados Unidos, estudando muito xadrez e cursando Economia na Texas Tech University. Não será surpresa para mim se Diamant atingir 2600 de rating em 2011;pois o nível do xadrez nos EUA é muito elevado. Em Washington, Diamant está  disputando uma espécie de super final do campeonato universitário com as 4 melhores universidades da América. Vejam a frase retirada do site do Diamant:

"O nosso time conta com 3 GM's e um MI e por rating é o lanterninha!"

 GM Diamant e o Presidente Obama em Washington

Eu gosto muito do estilo de jogo do Diamant, ele é o mais jovem GM brasileiro, é combinativo e foi o primeiro enxadrista da minha geração a se tornar campeão brasileiro, além disso ele é nordestino, do Ceará. 

Vem evoluindo e se popularizando a preparação de partidas de xadrez. Para se ter uma idéia, na Copa Sigma 2010 joguei contra a Suzana Chang, a WMF me falou que estudou, de um dia para o outro, as minhas partidas com o Gambito Smith Morra (anti-siciliana que uso com certa frequencia) e me venceu. O novo site do GM André Diamant trata justamente deste assunto: xadrez e preparações. Confiram: www.xadrezpreparacoes.com

Confiram também:
  •   Vídeo com uma interessante entrevista produzida pela Record onde o GM Diamant joga com amadores numa praça, fala um pouco do desafio de ser pai tão cedo e destaca o título de Campeão Brasileiro Absoluto obtido quando ele tinha apenas 18 anos: http://esportes.r7.com/videos/andre-diamante
Saudações enxadrísticas,
Marcone Fiuza 

    quinta-feira, 31 de março de 2011

    NOTÍCIA - Katherine Vescovi é destaque no portal globo.com

    Chamada de ‘nerd’ pelas amigas, menina de 12 anos brilha no xadrez

    Filha do enxadrista número 1 do Brasil, Katherine Vescovi dribla provocações, perde as contas dos troféus que já tem e vai disputar seu terceiro Mundial

    Por João Gabriel Rodrigues Barueri, SP (29/03/2011)
    “Todo mundo me chama de nerd”, reclama Katherine Vescovi. Aos 12 anos, ela diz ser uma menina normal, não muito diferente das outras crianças de seu colégio em São Paulo. Seu currículo, no entanto, diz um pouco mais. Campeã brasileira e sul-americana, ela aparece como uma das maiores esperanças de um esporte praticamente esquecido no Brasil: o xadrez.
    Katherine tem, em casa, a maior das motivações. Filha de Giovanni Vescovi, o melhor enxadrista brasileiro da atualidade, a menina começou desde cedo a brincar com as peças do tabuleiro. Aos 8 anos, quis levar aquilo mais a sério. Passou a treinar ainda mais e a competir para valer, em torneios da sua categoria. Hoje, tem por trás o patrocínio de uma grande multinacional do setor de eletrônicos e não faz ideia de quantos troféus tem em casa.
    Katherine Vescovi Giovanni Vescovi xadrez (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com) 
    Katherine e o pai, Giovanni Vescovi: lições em casa (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
    - O xadrez é muito legal, tem um ambiente muito bom. Você viaja muito, encontra outras crianças e sempre brinca com elas depois das competições. Consegue interagir bem – diz a menina.
    No exterior, participou de competições na Argentina, na Bolívia, na Grécia e na Turquia, país que gostou mais de conhecer. Já participou de dois Mundiais e vai para o terceiro em novembro deste ano, em Caldas Novas, Goiás. Sua meta, no entanto, é participar das Olimpíadas do Xadrez, no ano que vem, em Istambul.
    - É o que eu quero mesmo. Não sei explicar o por que. Também seria uma das únicas vezes que estariam pai e filha no torneio – disse, explicando que, na competição, não há diferenciação entre as categorias.
    Katherine Vescovi xadrez (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Katherine quer fazer medicina e usar o xadrez para chegar à universidade (Foto: João Gabriel)
    Katherine lembra de uma vez, não sabe ao certo onde, em que quase precisou enfrentar o pai durante uma competição. “Ia ser estranho”, admite. Giovanni, no entanto, ressalta que nunca fez pressão para que a filha seguisse o seu caminho.
    - Eu nunca pressionei a Katherine a jogar, mas sempre disse que, se ela quisesse, precisava levar a sério. Quando ela resolveu que era isso o que queria, contratamos um professor, porque não daria para eu mesmo ensiná-la. E ela seguiu em frente – afirmou.
    A menina também tem outros sonhos. Quer estudar medicina, nos EUA. E acredita que o xadrez poderá ajudá-la nisso também.
    - O xadrez também dá muitas oportunidades na vida. Lá fora, ajuda bastante nas faculdades – garante.
    Seu maior desejo, no entanto, é ser a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar uma Grande Mestre Internacional, maior título concedido dentro do esporte. No país, apenas 11 enxadristas têm a honra no currículo.
    - Eu vou ser a primeira – garante, pouco antes de perguntar ao seu pai quantos anos ele tinha quando alcançou a conquista.
    Na escola, a facilidade em fazer contas costuma gerar problemas a Katherine. Mais rápida de sua turma, recebe broncas dos professores por estar desenhando ou com o olhar perdido quando os outros alunos fazem a tarefa. Alguns outros pegam no seu pé pelas faltas excessivas quando está em viagem para disputar algum torneio.
    - Mas a diretora já avisou que não tem problema. Seria injusto se eu fosse reprovada por faltas.
    Inquieta, Katherine tem o sorriso largo e a conversa fácil. Giovanni afirma que a falta de concertação é justamente o maior problema da filha. Diz que seu outro pupilo, também Giovanni, de 8 anos, é mais dedicado. Para Katherine, no entanto, o detalhe que precisa corrigir é outro.
    - Preciso perder meu medo. É a pior coisa que tem. Todo mundo acaba dizendo que eu tenho medo de tal adversário e eu acabo tendo mesmo. Preciso perder esse medo.

    * Matéria retirada do site globo.com no link http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2011/03/chamada-de-nerd-pelas-amigas-menina-de-12-anos-brilha-no-xadrez.html

    segunda-feira, 28 de março de 2011

    RESUMO - II ETAPA CIRCUITO 21


    Aconteceu no sábado (26/03/2011) mais uma excelente etapa do Circuirto 21. O torneio teve 33 jogadores superando em 10 a quantidade de jogadores da 1ª etapa. Se continuar a crescer neste ritmo o sucesso desse circuito está garantido.

    Novamente o torneio começou com pontualidade, porém quem não foi pontual dessa vez fui eu. Cheguei perto das 15:20 e minha partida já estava rolando, joguei com 3 minutos e meu adversário com 21. Empurrei as peças com velocidade, me lancei ao ataque contra uma Defesa Pirc e meu adversário que apesar de ser bom jogador era inexperiente, se afobou tentando acompanhar o meu ritmo. Ele cometeu várias imprecisões (eu tbem... hehehe) e arrematei a partida. Vitória emocionante na 1ª rodada.

    Enfrentei o experiente e manobrista Hamilton Rabat na segunda rodada, ele estava de brancas e eu joguei uma Siciliana. Abertura equilibrada, mas no meio jogo fiquei superior após troca vantajosa de torre contra cavalo e 2 peões das brancas. Meu cavalo ficou forte e centralizado forçando Hamilton a me delvolver a qualidade, assim fiquei com peão a mais. Errei no final deixando o peão de Hamilton passar e acabei ficando completamente perdido; empatei contando com esgotamento do tempo de Hamilton.
    Empate chorado!

    A partir daí enfrentei 3 enxadristas com o rating bem abaixo do meu mas que jogaram muito bem. Nivaldo Seixas, Wilter Pereira e José Valdo. Fiz 2 pontos nestas 3 partidas perdendo para o Grande Wilter; este que vem marcando época no xadrez baiano já tinha se mostrado ser um grande árbitro, um grande amigo, um grande motivador e um grande gestor, mas grande enxadrista é uma grande novidade... hehehe. Desculpas pela grande repetição... rs

    Fui surpreendido por Wilter que me venceu com méritos e ainda derrotou o forte enxadrista Mário Fiaes (apelidado “carinhosamente” de CapiMário). 



    SIGA ESTE CONSELHO!
    Na próxima vez que forem para um torneio não percam a oportunidade de conversar com o FILÓSOFO JOSÉ VALDO. O professor, enxadrista e pensador José Valdo é uma figura impagável. Aprendi com ele a seguinte teoria: o resultado de uma partida de xadrez (seja vitória, derrota ou empate) é determinado pela resultante da atitude mental dos oponentes, ou seja, você fatalmente vencerá seu adversário se mantiver uma atitude mental mais positiva que a dele. Entre numa partida mentalizando vencer e você vencerá!

    José Valdo além de divertido é muito bom jogador, eu já tinha enfrentado ele na 1ª etapa do C21(onde ele venceu o fortíssimo Roberto Lima). Desta vez jogamos na última rodada, ele sacrificou nada menos que 4 peões e um bispo, rocou grande e fez um ataque quase fulminante. Pensei 10 minutos e consegui encontrar uma defesa, ele forçou ganho e acabou perdendo. O sábio José justificou a sua derrota explicando sobre sinapses mentais e citando o psicólogo Howard Gardner que fundamentou as teorias de inteligências múltiplas. Hehehe...

    Acabei o torneio com 3,5 / 5 mesma pontuação de Renato Rocha, Luciano Zálio e Wilter.
    Parabéns a Renato Rocha pelo brilhante torneio que finalizou em 8º lugar vencendo seus rivais de clube Carlão e Gilberto!

    Parabéns ao MF Jatobá por mais esse título!

    CONVITE AOS ENXADRISTAS BAIANOS:
    VAMOS PRESTIGIAR O ABERTO DO BRASIL EM SALVADOR!

    Marcone Fiuza
    (Alguém sabe quem é Renato Rocha? hehehe)

    Sintam-se a vontade p/ comentar.

    sexta-feira, 25 de março de 2011

    NOTÍCIA - Campeonato Europeu Individual



    Imaginem um campeonato de xadrez disputado com 393 jogadores sendo 172 Grandes Mestres!
    Cento e setenta e dois é mais do que 15 vezes o número de GM's que temos no Brasil.

    Está em andamento o European Individual Chess Championship com a participação de 9 TOP GM's com rating acima dos 2700 além de nomes bem conhecidos: os russos Peter Svidler e Dmitry Jakovenko, Fabiano Caruana (ITA), Francisco Vallejo Pons (ESP) e de Judith Polgar (HUN).

    Judith, venceu hoje em 38 lances um GM francês que leva o sobrenome de um nobre enxadrista aqui da Bahia. Edouard Romain tem 21 anos e já foi campeão europeu sub-16 mas sua siciliana não foi capaz segurar a perigosíssima GM húngara.


    Acompanhem os resultados no Chess-results.

    Marcone Fiuza

    NOTÍCIA - Aronian vence o Amber 2011

          O GM armeno Levon Aronian liderou por várias rodadas e conquistou de forma isolada a última edição do torneio Amber. Como já foi citado o  XX Torneio Amber 2011 é disputado combinando xadrez rápido e às cegas. O campeão do Torneio Rápido foi Magnus Calrsen, em contrapartida o gênio norueguês teve um desempenho apenas razoável no Blinfold (às cegas) ficando em segundo lugar no Combinado. 




    Acompanhem o blog.
    Marcone Fiuza

    sexta-feira, 18 de março de 2011

    NOTÍCIA - Amber 2011

     

    Está em andamento o  XX Torneio Amber 2011 , o evento combina singularmente xadrez às cegas e partidas rápidas, tendo como local o Monre-Carlo Bay Hotel & Resort de Mônaco,  o encerramento se dará no dia 24 deste mês.

    O torneio é patrocinado pelo empresário holandês e campeão mundial de xadrez por correspondência, Joop van Oosterom e batizado com o nome de sua filha (Amber). A elite do xadrez tem se encontrado no torneio ao longo das últimas duas décadas. Esta edição é a última, já que os organizadores anunciaram que o torneio não será mais realizado; retornando a Mónaco para a edição de despedida.

    Os participantes disputam uma bolsa de prêmios de 227 mil Euros:

    Viswanathan Anand (Índia),
    Magnus Carlsen (Noruega),
     Levon Aronian (Armênia),
    Vladimir Kramnik (Rússia),
    Veselin Topalov (Bulgária),
    Alexander Grischuk (Rússia),
    Vasily Ivanchuk (Ucrânia),
     Sergey Karjakin (Rússia),
    Boris Gelfand (Israel),
     Hikaru Nakamura (Estados Unidos),
     Vugar Gashimov (Azerbaijão)
     Anish Giri (Holanda)

    Quem está liderando de forma isolada o torneio até a 5ª rodada é o enxadrista armeno Levon Aronian. Vejam a semelhança dele com o bom jogador e árbitro de xadrez baiano Gileno Amaral (hehehe...):


    Acompanhem no site oficial: www.amberchess20.com/

    Curiosidade:
    Kramnik, maior campeão da história do torneio com 6 títulos, segura a “lanterna” do Amber, pois é, o ex campeão mundial está em último lugar.

    terça-feira, 15 de março de 2011

    NOTÍCIA - Ruan Kelvin, menino prodígio



    Garoto de apenas 4 anos é vice campeão de um torneio sub-18 e se classifica para a Final do Campeonato Baiano Ativo.

    Vejam texto retirado do blog Liga de Xadrez Paulo Afonso:


    O destaque deste evento, mais uma vez ficou a cargo do jovem jogador Ruan Kelvin Gama Melo, que com apenas 4 anos de idade, mais uma vez foi vice-campeão do torneio conjunto SUB-12/SUB-14/SUB-18 e sagrou-se campeão na categoria SUB-12 com 4,0 pontos conquistados em 5,0 disputados. Com esta colocação Ruan garantiu sua vaga à grande Final do Campeonato Baiano de Xadrez Rápido que será realizado no mês de novembro aqui em Paulo Afonso, pois o campeão da categoria SUB-18 foi a jovem revelação do Colégio Montessori, o enxadrista Ary Arimatéia e este já havia garantido vaga à final estadual ao conquistar, também, o título da categoria SUB-14 na I Etapa.

    O enxadrista mirim possui até uma Biografia Esportiva

    Fotos do Ruan Kelvin:

    Que Legal!




    segunda-feira, 14 de março de 2011

    NOVIDADES - XADREZ BAIANO


    Toda a comunidade enxadrística baiana tem muito a agradecer a atual gestão da FBX.

    Destaco o importante trabalho do senhor José Romain que tem dedicado abnegadamente o seu tempo e conhecimento da área de sistemas para aprimorar diariamente o site da FBX e destaco também o já conhecido labor de Wilter que tem mostrado pro atividade e grande empenho no gerenciamento da Federação.

    Como sabemos: “Nenhuma árvore nasce, cresce e oferece frutos instantaneamente. Tudo demanda trabalho, paciência e dedicação.”

    O trabalho da diretoria já apresenta muitos frutos:
    - Grande aumento do número de jogadores com rating FIDE,
    - Rating FBX atualizado,
    - Inscrições on-line,
    - Programação anual dos eventos,
    - Organização do circuito 21.

    Acompanhem as novidades no http://www.fbx.com.br/!
    Incentivo todos os enxadristas da Bahia a se filiarem para aproveitar tantas novidades e os eventos garantidos para 2011.