quinta-feira, 3 de março de 2011

METAS 2011


Jogar xadrez é realmente muito bom; é um desafio intelectual que mexe com as emoções. Seja pela internet, amistosamente com um amigo ou em campeonatos, sinto prazer na prática do jogo-arte-ciência.

Sempre joguei xadrez por pura diversão, sem muitas aspirações ou objetivos. Mas agora, a fim de elevar um pouco meu nível enxadrístico resolvi definir duas metas para esse ano de 2011:

META 1 - Fechar blocos e conseguir o meu rating FIDE.

Atualmente possuo um bloco com 4 partidas, obtido no Zonal Bahia Sergipe. Empatei com o campeão baiano Cesídio Rocha e com o vice campeão alagoano Jonathas Magalhães e fiz mais duas  partidas interessantes vencendo um bom enxadrista de Sergipe e perdendo “partida ganha” contra o campeão sergipano Arthur Patroclo. Vocês podem visualizar os jogos no link FIDE Card Marcone Fiuza. Fiz um bom rating performance de 2050. 

Corrijam-me caso esteja errado, mas  pelos meus cálculos para obter rating FIDE necessito fazer mais 2 blocos de 3 partidas ou 1 bloco de 5 partidas. Jogarei o Aberto do Brasil em Salvador e precisarei de sorte e um excelente desempenho para atingir o meu objetivo.

META 2 - Superar 2100 pontos de rating local.

Meu rating FBX atual é 2030 pontos. Vou tentar ganhar os 70 pontos restantes no circuito 21 e em alguns outros torneios de xadrez ativo. Comecei a jogar os campeonatos organizados pela FBX quando eu tinha 16 anos, hoje tenho 23. Meu rating record foi 2054. Acredito que eu ainda posso me aprimorar e atingir a meta.

E vocês leitores têm algum objetivo com o xadrez que queiram compartilhar?
Será que o MF Jatobá ainda pensa em ser MI?
Quem será o próximo MF baiano?

Marcone Fiuza

4 comentários:

  1. Eu particularmente planejo apenas melhorar meu nível até onde me for possível. Infelizmente pra mim não há possibilidade de viajar e participar assiduamente dos torneios, sobretudo daqueles que valem rating FIDE.
    Quanto ao Jatobá eu acredito que ele queira ainda ser MI e quem sabe mais pra frente até mesmo GM! Claro que com o passar dos anos o título de GM fica cada vez mais improvável, mas acho até possível que ele consiga juntar todos os pré-requisitos aos poucos!
    E pra você também desejo sucesso na realização de suas metas! Acho muito importante criar metas e tentar alcançá-las!

    ResponderExcluir
  2. Prezado Mozart,

    É uma pena a sua impossibilidade de participar em torneios maiores.
    Vou incluir nas minhas metas, jogar boas partidas com vc e me tornar um MESTRE CXV. Hehehehe...

    Continuo acompanhando o seu blog.
    Muito obrigado pelo incentivo!

    ResponderExcluir
  3. É, ser um GM talvez não seja muito fácil pra mim.
    Mas de uma coisa eu tenho certeza Marcone, meus ultimos dias de vida eu quero esta jogando xadrez entre a garotada importante e ainda assim bater uns 2 pra mostrar que velho num precisa de pressa e sim de experiencia.

    Minha meta este ano com o XADREZ é melhorar meu jogo e ganhar mais algumas, mesmo que para isso eu perca muitas outras.

    ResponderExcluir
  4. Caro Shydo,
    Que bom ver vc comentando aqui no blog, já vi mensagens suas no grupo de e-mail mas não te conheço pessoalmente. É provável que nos vejamos na 2ª etapa do circuito 21. Envelhecer jogando xadrez é uma meta que mostra o seu grande apreço pelo jogo.

    ResponderExcluir