segunda-feira, 28 de março de 2011

RESUMO - II ETAPA CIRCUITO 21


Aconteceu no sábado (26/03/2011) mais uma excelente etapa do Circuirto 21. O torneio teve 33 jogadores superando em 10 a quantidade de jogadores da 1ª etapa. Se continuar a crescer neste ritmo o sucesso desse circuito está garantido.

Novamente o torneio começou com pontualidade, porém quem não foi pontual dessa vez fui eu. Cheguei perto das 15:20 e minha partida já estava rolando, joguei com 3 minutos e meu adversário com 21. Empurrei as peças com velocidade, me lancei ao ataque contra uma Defesa Pirc e meu adversário que apesar de ser bom jogador era inexperiente, se afobou tentando acompanhar o meu ritmo. Ele cometeu várias imprecisões (eu tbem... hehehe) e arrematei a partida. Vitória emocionante na 1ª rodada.

Enfrentei o experiente e manobrista Hamilton Rabat na segunda rodada, ele estava de brancas e eu joguei uma Siciliana. Abertura equilibrada, mas no meio jogo fiquei superior após troca vantajosa de torre contra cavalo e 2 peões das brancas. Meu cavalo ficou forte e centralizado forçando Hamilton a me delvolver a qualidade, assim fiquei com peão a mais. Errei no final deixando o peão de Hamilton passar e acabei ficando completamente perdido; empatei contando com esgotamento do tempo de Hamilton.
Empate chorado!

A partir daí enfrentei 3 enxadristas com o rating bem abaixo do meu mas que jogaram muito bem. Nivaldo Seixas, Wilter Pereira e José Valdo. Fiz 2 pontos nestas 3 partidas perdendo para o Grande Wilter; este que vem marcando época no xadrez baiano já tinha se mostrado ser um grande árbitro, um grande amigo, um grande motivador e um grande gestor, mas grande enxadrista é uma grande novidade... hehehe. Desculpas pela grande repetição... rs

Fui surpreendido por Wilter que me venceu com méritos e ainda derrotou o forte enxadrista Mário Fiaes (apelidado “carinhosamente” de CapiMário). 



SIGA ESTE CONSELHO!
Na próxima vez que forem para um torneio não percam a oportunidade de conversar com o FILÓSOFO JOSÉ VALDO. O professor, enxadrista e pensador José Valdo é uma figura impagável. Aprendi com ele a seguinte teoria: o resultado de uma partida de xadrez (seja vitória, derrota ou empate) é determinado pela resultante da atitude mental dos oponentes, ou seja, você fatalmente vencerá seu adversário se mantiver uma atitude mental mais positiva que a dele. Entre numa partida mentalizando vencer e você vencerá!

José Valdo além de divertido é muito bom jogador, eu já tinha enfrentado ele na 1ª etapa do C21(onde ele venceu o fortíssimo Roberto Lima). Desta vez jogamos na última rodada, ele sacrificou nada menos que 4 peões e um bispo, rocou grande e fez um ataque quase fulminante. Pensei 10 minutos e consegui encontrar uma defesa, ele forçou ganho e acabou perdendo. O sábio José justificou a sua derrota explicando sobre sinapses mentais e citando o psicólogo Howard Gardner que fundamentou as teorias de inteligências múltiplas. Hehehe...

Acabei o torneio com 3,5 / 5 mesma pontuação de Renato Rocha, Luciano Zálio e Wilter.
Parabéns a Renato Rocha pelo brilhante torneio que finalizou em 8º lugar vencendo seus rivais de clube Carlão e Gilberto!

Parabéns ao MF Jatobá por mais esse título!

CONVITE AOS ENXADRISTAS BAIANOS:
VAMOS PRESTIGIAR O ABERTO DO BRASIL EM SALVADOR!

Marcone Fiuza
(Alguém sabe quem é Renato Rocha? hehehe)

Sintam-se a vontade p/ comentar.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o Jose Valdo (Vulgo: Caetano Barata) é uma figuraça mesmo !!!, já jogou aqui em Irecê duas vezes, e é meu brother das antigas em Simões Filho, na epoca em que morei lá de 97 a 2003, se ele controlase melhor o impeto e a impulsividade provavelmente melhoraria muito sua performance!, já disse pra ele leva calmantes senão você vai ter uma parada cardiaca !!! rsrs

    forte abraço
    Loyson Costa
    Presidente do CXI (www.cxi.com.br)
    V.P. FBX Noroeste
    Responsavel pelo Rating FBX

    ResponderExcluir
  3. Ah... Caetano Barata é o nome artístico de José Valdo, hahuahauahua...
    Obrigado pela participação aqui no blog e parabéns pela dedicação ao xadrez da Bahia.

    Marcone Fiuza

    ResponderExcluir
  4. Quando não aceitamos um empate e perdemos; não significa que preferimos a derrota, mas lutar pela vitória!

    www.simoesfilhoemfoco.com.br
    José Valdo

    ResponderExcluir
  5. Oi Caetano,

    Nossa partida foi muito empolgante, a luta pela vitória foi intensa.
    Foi um prazer ter jogado com vc!
    Certamente nos enfrentaremos outras vezes.

    Vi a revista eletrônica que que vc é colunista.
    Sucesso!

    ResponderExcluir