sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTÍCIA - Amber 2011

 

Está em andamento o  XX Torneio Amber 2011 , o evento combina singularmente xadrez às cegas e partidas rápidas, tendo como local o Monre-Carlo Bay Hotel & Resort de Mônaco,  o encerramento se dará no dia 24 deste mês.

O torneio é patrocinado pelo empresário holandês e campeão mundial de xadrez por correspondência, Joop van Oosterom e batizado com o nome de sua filha (Amber). A elite do xadrez tem se encontrado no torneio ao longo das últimas duas décadas. Esta edição é a última, já que os organizadores anunciaram que o torneio não será mais realizado; retornando a Mónaco para a edição de despedida.

Os participantes disputam uma bolsa de prêmios de 227 mil Euros:

Viswanathan Anand (Índia),
Magnus Carlsen (Noruega),
 Levon Aronian (Armênia),
Vladimir Kramnik (Rússia),
Veselin Topalov (Bulgária),
Alexander Grischuk (Rússia),
Vasily Ivanchuk (Ucrânia),
 Sergey Karjakin (Rússia),
Boris Gelfand (Israel),
 Hikaru Nakamura (Estados Unidos),
 Vugar Gashimov (Azerbaijão)
 Anish Giri (Holanda)

Quem está liderando de forma isolada o torneio até a 5ª rodada é o enxadrista armeno Levon Aronian. Vejam a semelhança dele com o bom jogador e árbitro de xadrez baiano Gileno Amaral (hehehe...):


Acompanhem no site oficial: www.amberchess20.com/

Curiosidade:
Kramnik, maior campeão da história do torneio com 6 títulos, segura a “lanterna” do Amber, pois é, o ex campeão mundial está em último lugar.

3 comentários:

  1. Hahahahahaha! Rapaz, vou terminar acreditando nisto!
    Você nem faz idéia, mas joguei - eu era o único baiano, rs - um Regional Sudeste em Vitória do Espírito Santo em 2007 e lá, vários jogadores ficaram dizendo isto. "Enchendo minha paciência". Começou com um jogador do Rio, o Kleber - Fide: 2094 - com quem empatei uma partida na qual "interroguei" diversas vezes.

    Na verdade, no torneio inteiro "interroguei", rs. Mas um tanto destes erros , justificam-se por eu ter passado mal durante os 3 dos 4 dias do evento. Outro tanto, não se pode negar, foi pelo meu nível mesmo, rs.

    Então depois que o Kleber disse que eu parecia com Aronian, vários outros jogadores olhavam pra mim e confirmavam, rs. Eu usava óculos à época.

    Saí de lá pensando: "este povo está pirado ou está querendo me zoar mesmo".

    Acontece que no retorno à Bahia - eu residia no interior àquela época - parei num restaurante para jantar e quando coloquei um anuário da New in Chess - que tinha a foto do Aronian na capa - sobre a mesa, a garçonete que veio me atender olhou para a capa e olhou para mim, repetiu o movimento dos olhos e completamente espantada e sem titubear perguntou: "é você?!".

    Eu respondi que não e perguntei se ela achava mesmo que se parecia assim comigo. Ela disse que sim. Eu disse: "pois é, mas não sou eu". Daí ela ficou uma cara de desconfiada, rs.

    Depois, foi o Diogo Duarte, que ao jogar contra mim pela primeira vez no Aberto do Brasil em 2009, saiu dizendo a mesma coisa.

    Já que assim é mesmo, me rendo, rs. E negociarei com o Aronian, vou pagar "alguns dólares" para ele vir aumentar meu rating fide aqui no Brasil, rsrsrs.

    Mas é claro que a semelhança termina aqui mesmo, na aparência física, rs.

    Agradeço pelo "bom jogador", rs. E devo dizer que o seu blog está muito bom. Depois faço alguns comentários - pessoalmente - sobre como você pode aumentar a frequência de internautas nele.

    Valeu! Prosperidade,

    Gileno Amaral

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...
    Parece muito. Você é o Aronian do Nordeste!!
    Sinto falta das nossas boas conversas nos torneios.
    Estou aceitando sugestões para melhorar a qualidade do blog.

    Muito Obrigado pela participação e por ter cedido sua imagem. Hehehehe...

    Marcone Fiuza

    ResponderExcluir