sábado, 23 de abril de 2011

ABERTO DO BRASIL SALVADOR 2011 - Final

Prezados Leitores,

Já está ficando redundante falar em boa organização de torneios combinada a atual gestão da FBX. O Aberto do Brasil foi realizado com primor. Apesar do número mais enxuto de participantes se comparado aos últimos anos, o evento continua com muita qualidade. Aproximadamente metade dos jogadores têm rating FIDE e se fizeram presentes representantes de 7 estados ( BA, RS, PE, CE, DF, RJ e MG) e diversos munícipios baianos.

Os favoritos que citei no post anterior realmente ocuparam os primeiros lugares.

Os resultados já constam no site da FBX.

MEU DESEMPENHO

Tive uma performance muito abaixo do que esperava. Comecei bem o torneio empatando com nº 3 Milton Okamura rating 2157. Okamura é um enxadrista experiente do RJ que segundo comentários poderia até ter homologado o seu título de mestre FIDE por ter atingido rating maior que 2300.

Na 2ª rodada enfrentei um bom jogador de MG Júlio Eimard com rating FIDE por volta dos 1900 foi uma partida interessante onde pressionei bastante a ala do rei do adversário porém ele conseguiu um forte contra-ataque e venceu.

Até aí estava bem, eu estava indo para terceira rodada, já formando um bloco de 3 partidas e enfretando um jogador de força mediana.

Destruí o meu torneio e praticamente todas as chances de alcançar o meu principal objetivo ( obter rating FIDE fazendo um bloco de 5 partidas) nesta partida contra um enxadrista de Pernambuco Gilsivan Barbalho. Joguei uma variante O'Kelly da Defesa Siciliana, meu adversário rocou grande e acabou sofrendo com muitos ataques, fiquei com uma estrura de peões bem superior e levaria o jogo para o final com um peão mais, ou seja, estava "ganho", quando... quando cometi uma CAPIVARADA GROTESCA, foi uma capivara bem gorda mesmo, mais pesada que as barrigas do Grande Wilter, do Jatobá e do Carlos Capivara juntas.

Perdi de forma bizarra, fiz um mergulho sem volta para as últimas mesas e ainda completei um bloco sofrível de 3 partidas com média de rating muito baixo. Caso tivesse ganho a partida desta "bendita" 3ª rodada faria um bloco perto dos 2000 o que acredito aproximar do meu nível enxadrístico hoje e teria grande possiblidade de enfrentar outros jogadores rankeados nas 4 rodadas restantes do torneio.

Fora essa capivarada, joguei partidas de forma razoável com 2 derrotas, 2 empates e 2 vitórias tendo a oportunidade de ser emparceirado com o amigo Alan Carlo Reis; jogador que depois que o apresentei aos torneios da FBX vem se desenvolvendo muito e empatou comigo numa Partida Italiana. 

Tirando a minha fraca performance o torneio foi muito legal, permeou um clima de muita amizade, tive boas conversas, conheci alguns enxadristas e me impressionei com a genialidade do garoto Ruan Kelvin até porque estive por várias vezes em mesas próximas a dele... hehehe

DESEMPENHO DO CAMPEÃO

O MF Paulo Jatobá conquistou o título invicto com vitórias sobre Kleber Ferreira, Gileno Amaral, Luciano Zallio, Sergio Farias e Mário Fiaes e empates contra o MI Dragan Stamenkovic e Jorge Ferreira.



PARABÉNS JATOBÁ!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário